Esta página constituirá um repositório de cursos online no âmbito das ciências da educação e do eLearning.

online_learning

Introduction to Openness in Education (2012), David Wyler

Moodle online course – University of California Irvine – 2010

RESINED – Univ. Plymouth – UK – 2006 – extenso módulo de preparação para apresentação de teses

ELEARNING POUR APPRENDRE – 2007 – aula do Prof. Marcel Lebrun (6 min) na Univ. Claude Bernard Lyon

Quels sont les éléments du Elearning Le continuum de l’ordinateur permettant d’accéder à des cours en ligne, ou complément à l’apprentissage, système de médiation pour les travaux en collaboration.

Mode réactif: l’étudiant réagit aux solicitations d’un environnement mis en place par l’enseignant (centration sur le contenu et l’enseignant).

Mode pro actif : l’ordinateur favorise l’activité de l’apprenant (centration sur l’activité de l’étudiant)
Mode interactif : l’ordinateur sert de médiateur dans la relation entre les personnes.

UNE APPROCHE CENTRÉE SUR L’APPRENANT – cont. anterior (11 min)

Le caractère personnel de l’apprentissage;
Le rôle catalyseur des connaissances antérieures;
Le rôle du contexte et de l’expérience concrète;
L’importance des “ressources” à disposition;
Les compétences de haut niveau à exercer;
La “démarche de recherche” dans l’apprentissage;
Le changement conceptuel;
Le caractère interactif et coopératif de l’apprentissage;
Le lien entre projet personnel, professionnel, d’études;
L’importance d’une construction, d’une production;
Le rôle de la réflexion sur l’apprentissage (méta)

Outras aulas em: http://spiral.univ-lyon1.fr/00-perso/marcellebrun_111107/video_conference.html

Open Courseware

OCW Consorcium – http://www.ocwconsortium.org/ – reune centenas de instituições de ensino superior, a nível mundial, que disponibilizam cursos livres online

JORUM   – http://www.jorum.ac.uk/  – Jorum is a Jisc funded Service in Development in UK Further and Higher Education, to collect and share learning and teaching materials, allowing their reuse and repurposing. Jorum is run by Mimas, based at the University of Manchester.

UNIVERSIA – http://www.universia.net/pt-pt/ – reune centenas de universidades ibéricas e latino-americanas

P2PU – http://info.p2pu.org/

Open Learn – http://www.open.edu/openlearn/

Open Culture – http://www.openculture.com/free_certificate_courses

MOOCs

Lista de MOOCs e cursos online – http://www.mooc.ca/courses.htm

Lista de c-MOOCs – http://www.connectivistmoocs.org/

Experiências pessoais em – http://idabrandaomooc.wordpress.com/

A minha primeira experiência de frequência dum MOOC decorreu entre Maio e Junho de 2012. O curso tinha como designação «Instructional ideas and Technology Tools for Online Success», orientado pelo Prof. Curtis Bonk da Universidade de Indiana.

O curso estava bem estruturado e organizado, com uma sistematização muito completa das questões que se colocam à dinamização de cursos online.

O canal do Youtube disponibiliza as intervenções do Prof. Bonk que abrangem todo o programa do curso – http://www.trainingshare.com/keynotes.php#tasel – http://youtu.be/m3H7PbkndOk, associado ao blog http://travelinedman.blogspot.ca/2012/04/video-intro-for-upcoming-mooc-and-iu.html

Antecedendo cada nova semana de curso era enviado um email detalhado com a apresentação do programa, recursos e atividades. Todas as semanas era emitida uma videoconferência. Foram abertas várias linhas de discussão com um bom nível de participação. Foi aberto um blog do curso para os participantes darem os seus contributos. Foram criados grupos de discussão temáticos, por iniciativa dos participantes bem como blogs individuais. Foi disponibilizada muita bibliografia, grande parte dela do Prof. Bonk e em co-autoria.

Ao comparar o nível deste MOOC com o próprio curso de doutoramento, fico surpreendida com a organização e profusão de recursos para explorar, e é tudo gratuito. O ritmo é relativamente intenso e a participação bastante aberta, mas com fio condutor.

O tema é de grande interesse para quem está a planear e organizar cursos online, e a perspetiva está em linha com o socioconstrutivismo.

O curso decorreu ao longo de 5 semanas com webinares todas as 4ªsfªs. Para manter os participantes atualizados eram enviados dois emails a fazer um balanço da semana finda e a preparar a semana seguinte.

No final do curso foi enviado por email um documento súmula do curso (80 pág.) muito bem estruturado.

Tendo aberto em 22 maio um outro MOOC designado «First Steps into Learning &Teaching in Higher Education» promovido pela Oxford Brookes University, o qual recorrerá a plataforma Moodle para a discussão entre os participantes, mas requerendo a abertura de Blog pessoal para reflexão das questões abordadas  no curso, decidi recuperar um outro espaço no posterous para este fim – idabrandao.posterous.com – onde registarei as minhas impressões sobre futuros MOOCs.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s